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Como fazer Boa Perguntas!

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Como fazer Boa Perguntas!

Mensagem por Ghostman em Sex Ago 23, 2013 10:49 am

1. Introdução

O tipo de respostas que você obtém para suas questões depende bastante da forma que você faz as perguntas bem como da dificuldade de desenvolver a resposta. Este guia irá ensinar você como fazer perguntas de forma a obter uma resposta satisfatória.

A primeira coisa a entender é que administradores/GMs têm uma reputação de abordar questões simples com o que se parece com hostilidade ou arrogância. Às vezes parece que somos hostis aos noobs e ignorantes. Mas isto não é verdade.

O que nós somos, sem qualquer desculpa, é hostis a pessoas que parecem não estar querendo pensar ou fazer seu próprio “trabalho de casa” antes de fazer perguntas. Pessoas assim são como precipícios -- eles desperdiçam um tempo que poderíamos ter usado em outra questão que valha mais a pena responder. Chamamos este tipo de pessoa de "losers" (e por razões históricas às vezes escrevemos "lusers").

Somos voluntários. Tomamos tempo de nossas vidas ocupadas, e às vezes somos sobrecarregados por ela. Por isto filtramos as perguntas de forma rude. Em particular, jogamos fora questões de pessoas que pareçam ser losers para gastar nosso tempo de responder perguntas de forma mais eficiente, com vencedores.

Você não quer ser um dos losers. Você não quer parecer com um, também. A melhor forma de conseguir respostas rápidas é fazer as perguntas como um vencedor -- perguntar como uma pessoa esperta, confiante, e com dicas, que parece precisar de ajuda apenas em um problema particular.



2. Antes de Perguntar

Antes de fazer uma pergunta faça o seguinte:


1. Tente encontrar uma resposta lendo o fórum
2. Tente encontrar uma resposta pesquisando a Web
3. Tente encontrar uma resposta perguntando a algum amigo mais preparado

Quando fizer sua pergunta, mostre que você fez estas coisas primeiro, isto ajuda a estabelecer que você não está sendo uma esponja preguiçosa e desperdiçando o tempo de outras pessoas. Melhor ainda, mostre que você aprendeu alguma coisa tendo feito estas coisas. Gostamos de responder perguntas de pessoas que tenham demonstrado que podem aprender das respostas.

Prepare sua questão. Pense adiante. Perguntas que pareçam precipitadas recebem respostas precipitadas, ou nenhuma resposta. Quanto mais você demonstrar que dedicou pensamentos e esforços em resolver seu problema antes de pedir por ajuda, mais provável é que você vá conseguir ajuda.

Cuidado para não fazer a pergunta errada. Se você fizer perguntas baseadas em pressupostos falsos, o Administrador/GM provavelmente vai responder com uma resposta literalmente inútil ao mesmo tempo que pensa "Pergunta estúpida...", e com a esperança de que a experiência de ganhar o que você pediu em vez do que você precisa vá lhe ensinar uma lição.

Por outro lado, tornar claro que você está apto e pronto a ajudar no processo de desenvolver a solução é um bom início. "Alguém pode me providenciar uma dica?", "O que falta no meu exemplo?" e "Existe algum site que eu deveria ter procurado?" são perguntas que provavelmente vão ter respostas, em vez de "Por favor poste o procedimento que devo usar." por que neste caso você está tornando claro que você não está disposto a completar o processo se alguém puder simplesmente apontar a direção certa para você.

Nunca assuma que você tem direito a uma resposta. Você não tem. Você vai conquistar uma resposta se puder conquistar a mesma, fazendo uma pergunta que seja substancial, interessante, estimulante -- uma que implicitamente contribua à experiência da comunidade em vez de meramente exigir passivamente por conhecimentos dos outros.



3. Quando Perguntar

Escolha seu fórum cuidadosamente

Seja perceptivo ao escolher onde fazer sua pergunta. Você tem mais chances de ser ignorado, ou chamado de loser, se:

   postar sua pergunta em um fórum no qual o assunto não está relacionado
   postar uma pergunta muito elementar onde sejam esperadas questões técnicas, ou vice-versa
   fizer flood do post

Os administradores/GMs detonam com perguntas que sejam feitas inapropriadamente para tentar proteger seus canais de comunicação de serem afogados em irrelevâncias. Você não vai querer que isto aconteça com você.



3.1. Escreva em linguagem clara, gramática e ortograficamente correta

Sabemos por experiência que pessoas que são escritores descuidados e superficiais são também geralmente pensadores descuidados e superficiais (com experiência suficiente para apostar nisto). Responder perguntas para pensadores descuidados e superficiais não traz nenhuma compensação; nós preferimos gastar nosso tempo com outras coisas.

Portanto, expressar sua dúvida de forma clara e correta é importante. Se você não pode se incomodar com isto, nós não podemos nos incomodar em prestar atenção. Gaste algum esforço extra para polir sua linguagem. Você não precisa ser cerimonioso ou formal -- ao contrário, valorizamos a linguagem informal, aberta a gírias e humor, usada com precisão. Mas ela precisa ser precisa; tem que haver algum indício que você está pensando e prestando atenção.

Escreva corretamente. Não escreva TUDO EM MAIÚSCULAS, isto é lido como um grito e considerado rude. Se você escreve como um bobo semi-analfabeto, provavelmente você será ignorado. Escrever como um l33t script kiddie hax0r é o beijo da morte e garante que você não receberá nada a não ser um silêncio pétreo (ou, na melhor das hipóteses, ajuda carregada de desprezo e sarcasmo).

Lembre-se que se você vai ter uma quantia limitada de tolerância a erros ortográficos e gramaticais -- mas nenhuma tolerância a preguiça mental.

Se você faz questões artificialmente difíceis de ler, provavelmente será ignorado em favor de alguém que não faz isto. Portanto, não envie mensagens em que os parágrafos inteiros sejam linhas únicas (isto torna mais difícil responder a somente uma parte da mensagem).



3.2. Utilize a linha de assunto de forma significatíva e específica

A linha de assunto é sua oportunidade de ouro para atrair a atenção. Não desperdice esta oportunidade com murmúrios e balbúcias, como "Por favor me ajudem" (ou então "POR FAVOR ME AJUDEM!!!!"). Não tente nos impressionar com a profundidade de tua angústia; ao invés disto, use o espaço para uma descrição super-concisa do problema.

Estúpida:
SOCORRO! Meu personagem bugou!

Inteligente:
Char travando após uso da spell “Distracting Shot, Rank 5”

Seja preciso e informativo sobre o seu problema



  • Descreva os sintomas do seu problema ou bug cuidadosa e claramente;


  • Descreva o ambiente em que o mesmo ocorre (classe, spell, rank, o que for);


  • Descreva a pesquisa que você fez para experimenta resolver e entender o problema antes de ter feito a pergunta;


  • Descreva os passos de diagnóstico que você tomou para resolver o problema por conta própria antes de ter feito a pergunta;


  • Descreva qualquer alteração recente na configuração de jogo que possa ser relevante, como a inclusão de addon por exemplo.


  • Faça o melhor que puder para antecipar as perguntas que um Administrador/GM possa fazer, e para responder as mesmas previamente no seu pedido de ajuda.



3.3. Descreva os Sintomas, não suas suspeitas

Não há utilidade em dizer aos Administradores/GMs o que você pensa que está causando seu problema (se suas teorias de diagnósticos fossem tão boas, você estaria pedindo ajuda?). Assim, certifique-se de informar os sintomas exatos do que está dando errado, em vez de suas interpretações e teorias. Deixe-os fazer a interpretação e diagnóstico.

Estúpida:
Atualizei o jogo e agora meu char bugou, não está mexendo nada!!!! Axo que essa atualização está com problema!

Inteligente:
Após atualizado o jogo para a versão do WoW Fury Br!, ao entrar no jogo o personagem fica imóvel e aparecem alguns dispositivos bugados na interface, como a lista de party (vazia), e os lugares dos ícones, como se o personagem estivesse usando várias potions/scroll, também vazios. Sair do jogo, apagar as pastas WDB e WTF não ajudou. A screenshot de como fica segue abaixo.



3.4. Descreva os sintomas dos problemas em ordem cronológica

As pistas mais úteis para descobrir o que está errado geralmente estão no que ocorreu um pouco antes. Por isto, descreva precisamente o que você fez, e o que a máquina fez, até a ocorrência do problema. No caso de problemas com a interface, ter uma screenshot é bastante útil.

Se sua mensagem for muito longa (mais que cerca de quatro parágrafos), pode ser útil descrever o problema de forma sucinta no início, e então seguir com a história cronológica. Desta forma, os Administradores/GMs saberão o que procurar quando estiverem lendo sua crônica.



3.5. Não peça para ser respondido via mensagem privada

Os Administradores/GMs acreditam que a solução de problemas deve ser um processo público e transparente, durante o qual uma primeira tentativa de resposta pode e deve ser corrigida por alguém com mais conhecimentos que tenha percebido que a mesma está incompleta ou incorreta. Da mesma forma, eles obtém alguma recompensa por ter respondido por serem vistos como competentes e conhecedores por seus iguais.

Quando você pede uma resposta em private, você está interrompendo tanto o processo quanto o prêmio. Não faça isto. É escolha de quem responde se a resposta deve seguir em private -- e se isto acontece, usualmente é por que ele pensa que a questão é muito óbvia ou mal-formada para interessar a outros.

Há uma exceção limitada a esta regra. Se você pensa que a questão é tal que você provavelmente vai receber muitas respostas que são muito semelhantes, então as palavras mágicas são "mandem por email que eu resumo as respostas para o grupo". É cortês tentar proteger a lista de mail e o newsgroup de uma inundação de posts idênticos -- mas você deve cumprir a promessa de mandar o resumo.



3.6. Corte fora perguntas inúteis

Resista a tentação de fechar seu pedido de ajuda com questões semanticamente nulas como "Alguém pode me ajudar?" ou "Há alguma resposta?" Primeiro, se você fez sua parte da descrição do problema de forma competente, este tipo de pergunta é, na melhor hipótese, supérflua. Em segundo, pelo que a precede, esta questão beira a perturbação, convidando a respostas inúteis mas logicamente impecáveis como "Sim" ou "Não". Cortesia não machuca, e, às vezes, ajuda.

Seja cortês. Use "Por favor", e "Agradeço antecipadamente". Torne claro que você dá valor ao tempo que as pessoas gastam tentando te ajudar gratuitamente.

Para ser honesto, isto não é tão importante quanto (e não é substituto de) ser gramaticalmente correto, claro, preciso e descritivo, evitando formatos proprietários, etc.



3.7. Poste uma mensagem curta apontando a solução encontrada

Envie uma nota após o problema ter sido solucionado para todos que te ajudaram; deixe-os saberem como ficou e agradeça novamente pela ajuda. Se o problema atraiu o interesse geral no fórum, é apropriado postar um retorno no mesmo.

O retorno não precisa ser longo e detalhado, um simples "Feito - era um addon com problemas! Obrigado a todos" é melhor que nada. De fato, um resumo curto e simples é melhor que uma longa dissertação a menos que a resposta tenha um real valor técnico.

Além de ser cortês e informativo, este tipo de follow-up ajuda todo mundo que deu assistência a ter uma sensação de fechamento do problema. Acredite em nós que este sentimento é muito importante para quem você pediu ajuda. Narrativas de problemas que terminam em um vazio não resolvido são coisas frustrantes.



4. Como Interpretar as Respostas

Se você recebe uma resposta escrita "Procure no Fórum" ou “Procure na WEB”, a pessoa que enviou pensa que você deve ler mais o fórum e/ou pesquisar na internet. E ele provavelmente está certo sobre isto.

Geralmente, a pessoa que envia um destas respostas tem o post ou a página com a informação que você precisa aberta, e está olhando para ela enquanto escreve. Estas respostas significam que (a) a informação a ler é fácil de encontrar, e (b) você vai aprender mais se procurar por conta própria do que se você ganhar a mesma de mão beijada.

Você não deve se sentir ofendido por estas respostas - pelos padrões dos Administradores/GMs, ele está te mostrando um pouco de respeito simplesmente por não ter te ignorado. Você deveria, ao invés, ficar agradecido pela sua bondade de vovózinha.



4.1. Se você não entendeu...

Se você não entendeu a resposta, não devolva imediatamente um pedido de esclarecimento. Use as mesmas ferramentas que você usou para encontrar uma resposta para sua pergunta original (Fórum, a Web, um amigo que saiba mais) para entender a resposta. Se você precisar mais esclarecimentos, mostre o que você aprendeu.

Por exemplo, suponha que eu tenha dito: "Parece que você tem uma addon com problema, você precisa desativar ele." Então:

Eis uma pergunta ruim: "O que é uma addon?"

Eis uma pergunta boa: "OK, eu li no fórum é vi que os addons ficam na pasta “...\Interface\Addons\”. Dentro dela tem uma outra pasta com o nome do addon com defeito, mas não sei como desativar. Tenho que apagar a pasta ou seguir algum outro procedimento?"



4.2. Não Reaja como um Perdedor

Eventualmente você vai se dar mal algumas vezes -- em formas detalhadas neste artigo, ou parecidas. E vai ser dito para você exatamente onde você se deu mal, possivelmente com termos “coloridos”. Em público.

Quando isto acontecer, a pior coisa que você pode fazer é se queixar da experiência, alegar ter sido verbalmente atacado, exigir que se desculpem, gritar, prender a respiração, ameaçar com processos legais, deixar a tampa do vaso levantada, etc. Ao invés disso, aqui está o que você deve fazer:

   

  • Supere isto. É normal. De fato, é saudável e apropriado.



Os padrões da comunidade não se mantém por si mesmos: eles são mantidos por pessoas que ativamente os aplicam, visivelmente, em público. Não se queixe que toda crítica deveria ir por email privado: não é assim que isto funciona. Nem é útil insistir que você foi insultado pessoalmente quanto alguém comentar que algumas de suas alegações estão erradas, ou que ele vê de forma diferente. Estas são atitudes de perdedores.



4.3. Exageradamente "amigável" (daquele jeito) ou útil: escolha.

Lembre-se: quando um Administrador/GM te disser que você errou, e (não importa o quão rude) te diz para não fazer isto novamente, ele está agindo por preocupação (1) por ti e (2) pela comunidade. Seria mais fácil para ele ignorar você e filtrar você fora da vida dele. Se você não consegue ser grato, pelo menos tenha um pouco de dignidade, não chore, e não espere ser tratado como uma boneca frágil só por que você é um noob com uma alma teatralmente hipersensível e ilusões de merecimento.



5. Perguntas Que Não Se Faz

Aqui estão algumas perguntas estúpidas clássicas, e o que os Admins/GMs estão pensando quando não respondem às mesmas.

P: Onde eu encontro o addon X?
R: No mesmo lugar em que eu encontrei ele, bobão -- na outra ponta de uma pesquisa na web. Deus, ninguém sabe usar o Google ainda?

P: Estou tendo problemas com minha Ally. Você pode me ajudar?
R: Sim. Apague esse lixo e crie um horde.

P: Estou tendo problemas para instalar o WoW. Você pode me ajudar?
R: Não. Eu preciso ter acesso à tua máquina para resolver este problema. Vá pedir ajuda no teu grupo de amigos.

P: Como eu faço pra ler os textos de outra facção?
R: Você é uma forma de vida inferior por querer fazer este tipo de coisa e um debilóide por pedir que um Administrador/GM te ajude.



6. Boas e Más Perguntas

Por fim, vou ilustrar como fazer perguntas de uma forma inteligente por exemplo. Pares de questões sobre o mesmo problema, uma pergunta feita de forma estúpida, e outra de forma inteligente.

Estúpida: Onde eu posso encontrar o Alchemy Lab?
- Esta pergunta está implorando por um "Vá procurar na WEB" como resposta.

Inteligente: Eu usei o Google para pesquisar por "Alchemy Lab" na Web, mas não consegui nenhum link útil. Alguém sabe onde eu posso encontrar alguma informação sobre a localização do mesmo?
- Este usuário já “Procurou na WEB” ou, e parece que ele tem um problema real.


Estúpida: Não consigo treinar Blacksmithing. Por quê ele está com erros?
- Ele está assumindo que todo mundo está errado. Arrogância da parte dele.

Inteligente: O treinador de Blacksmithing, em Orgrimar, não está treinando. Ele não “conversa” com o player. Os sites que encontrei indicavam apenas este treinador para o primeiro rank. Foi disponibilizado algum outro ou é algo que eu fiz/deixei de fazer?
- Ele especificou o ambiente, ele buscou na WEB, ele está mostrando o erro, e ele não está assumindo que seu problema é por causa do erro de outra pessoa. Este cara merece alguma atenção.
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